Como se naturalizar?
Saiba sobre como se naturalizar-se para japonês
Kika Shinsei
帰化申請
Qualquer pessoa pode obter a naturalização japonesa?
Uma pessoa que residir durante longos períodos no Japão tem sim esta possibilidade, contanto que preencha os requisitos propostos pela legislação local.
Aqueles que são ou não descendentes de japoneses, podem tentar obter a cidadania após cinco anos de residência no país.
Se você reside ou pretende trabalhar e residir no Japão, é natural que encare a naturalização japonesa como uma possibilidade.
É muito importante não confundir a naturalização com visto permanente que são duas coisas bem diferentes, um visto permanente te permite viver no Japão permanentemente como estrangeiro; já a naturalização faz de você um cidadão japonês.
Também é importante não confundir a naturalização com a dupla nacionalidade ao nascimento. Ter dupla nacionalidade significa que a pessoa foi registrada pelo pai ou mãe cidadão japonês no momento do nascimento não sendo possível fazer depois; e a naturalização é um processo pode acontecer depois de adulto.
Embora muitos brasileiros pensem no Japão como uma oportunidade para acumular reservas financeiras, devido aos altos salários pagos por lá, há quem acabe por se sentir em casa e decida ficar para sempre.
A boa notícia é que a obtenção da cidadania japonesa, apesar de um processo intenso e cansativo, é uma possibilidade real. Para tanto, porém, convém conhecer as condições para que um estrangeiro possa se tornar um cidadão japonês.
Quanto à documentação, é em geral bem exigente, a lista pode ser extensa e pode variar de acordo com a sua condição e as regras do escritório de imigração da região em que residir no Japão, como isso pode variar o melhor é consultar o órgão responsável pela sua região de residência no Japão.
A aplicação da avaliação demora cerca de 10 meses a um ano em média para ser concluída.
Além disso, se a aplicação for aprovada receberá um cartão de identificação pessoal e ela deverá ser reportada ao município de residência.
Portanto, depois da nacionalidade ser aprovada, um registro de família será dado e o cartão de residência deverá ser devolvido para a alfândega de imigração.
Um aspecto da obtenção da cidadania japonesa que provoca dúvidas nos imigrantes é a obrigação de abdicar de sua cidadania natural. Em tese, ao solicitar a naturalização japonesa, você estaria abdicando de sua cidadania brasileira.
Por que em tese? Porque essa é a visão da legislação japonesa. Que, no entanto, não é reconhecida no Brasil. Portanto, para a Lei brasileira, você continua tendo sua cidadania.
Quem pode tentar obter a naturalização japonesa são pessoas já residentes permanentes no Japão com pelo menos cinco anos ininterruptos no país. Não é possível fazer este processo estando fora do Japão ou sem viver lá por longos períodos.
Quanto às exigências, é bom ficar atento, porque a legislação local é bastante rigorosa em seus critérios de aprovação do pedido de naturalização:
O candidato irá passar por uma avaliação criteriosa da imigração japonesa em japonês, por tanto também é preciso saber o idioma muito bem além de estar imerso na cultura e costumes japoneses.
Cada caso é diferenciado e documentos diferentes podem ser solicitados dependendo da sua situação, mas basicamente são:
Esta página é apenas para fins informativos e não constituem um contrato. Como tal, qualquer informação contida neste site está sujeita a alterações com ou sem aviso prévio. VistoJP.com não se responsabiliza por estas mudanças. Busque sempre informações atualizadas.